Adição e Terapia Transpessoal

Há 3 meses que Carlos não saía de casa: caíra numa depressão profunda depois da partida do amor da sua vida. Naquele dia – particularmente brilhante – parado em  frente à janela do seu quarto, tomou, finalmente uma decisão: tinha de sair de casa e começar a enfrentar a vida com outro ânimo. Arranjou-se como se fosse encontrar com a sua amada, preparou o pequeno almoço, meteu-o numa cesta e foi para junto do mar, onde permaneceu toda a manhã – a saborear e a contemplar.

Na verdade, o que o havia motivado para esta suposta reacção não foi, propriamente, um acto de consciência do seu mal: Carlos tinha descoberto o seu bálsamo num charro que encontrou numa gaveta, no quarto do irmão.

Do charro à cocaína foi um instante que se passou na sua vida. Quando a família  (que pensava que Carlos tinha, finalmente, feito o luto da morte da namorada) se apercebeu do que estava a acontecer, já era tarde. E, como se repete em quase todas estas histórias, Carlos entrou em negação. A seguir, apanhado em flagrante pelo irmão, lá admitiu a situação mas que estava tudo controlado. Foi difícil assumir o problema com que se debatia. Foi já num estado deplorável que aceitou ir para um centro de recuperação.

Aí passou os seis meses seguintes. Quando saíu falou do bem estar-estar que sentia, do sentido que lhe fez a desintoxicação física, mas também partilhou que não gostou do fundamentalismo das reuniões e das sessões com o psicólogo. Acabou mesmo por desistir delas.

Foi quando a família se mobilizou para encontrar uma alternativa para a sua orientação. Tomaram conhecimento, então, de uma terapia muito eficaz, entre outras coisas, no acompanhamento de pessoas com adição: a Terapia Transpessoal.

Foi a solução: Carlos não parece o mesmo. Com esta terapia, aprendeu a conhecer-se melhor, a gostar de estar consigo próprio, a lidar com as perdas e os lutos, a aceitar as suas sombras e, sobretudo, a abraçar com amor o que o Universo lhe dá.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s